"Ler um livro é como se apaixonar: você entrega seu coração. Às vezes você é correspondido, outras vezes não" - Hi_LC




Paixão do dia: Dom Casmurro - Machado de Assis


sábado, 9 de abril de 2011

Nossos livros, nossos filmes

Caramba, pessoal! Eu sumi!!

Mas eu voltei pronta para continuar o meu querido espaço A Boa Literatura.



***

Não é raro um livro virar filme. Quer dizer, quantas vezes isso já não aconteceu, não é mesmo? O que eu tenho notado é um certo preconceito por parte de quem prefere os livros e de quem prefere os filmes. Sendo eu uma pessoa que gosta tanto de livros quanto de filmes, não poderia ficar alheia a isso.

Uma vez eu ouvi alguém dizer: "Os livros só fazem sucesso depois que o filme é lançado". Bom, para ela, uma pessoa alheia ao mundo literário, essa afirmação pode até fazer sentido. Quer dizer, uma pessoa que não frequenta as livrarias não percebeu o sucesso que fazia Crepúsculo antes de lançar o filme. Um livro tem que fazer um relativo sucesso no mercado literário para que alguém do mercado cinematográfico se interesse. Então, o sucesso do livro é potencializado com o filme. É uma relação de protocooperação que não necessita brigas.

No entanto, seria ótimo se o livro fosse retratado de maneira idêntica. Como isso não acontece, temos algumas falhas e acertos em relação a filmes e livros. Por incrível que pareça, alguns filmes conseguem retratar melhor a ideia do livro do que o próprio livro.

Vou comentar sobre alguns livros e suas respectivas adaptações. É claro, partindo sempre do princípio: Só comente se você tiver conhecimento sobre isso. Por isso, não esperem que eu vá falar de o Ladrão de Raios e nem de Harry Potter.

O Diário da Princesa

Ok, não é que o filme tenha sido ruim... Na verdade, a história do filme é até boa, se você desconsiderar o livro. Há algumas (muitas) diferenças entre o filme e o livro, como a cidade onde a Mia mora (Nova York no livro, San Francisco no filme) e o pai dela (No livro, ele está vivo. No filme, ele morreu). Por isso, não aconselho a ver o filme e achar que não precisa ler o segundo livro. Vão ter algumas diferenças.
Quanto ao segundo filme, há apenas a ideia da série dos livros (uma garota que descobriu que era princesa), o que não desqualifica o filme, que é excelente.

Penélope


O livro e o filme são muito parecidos. Na verdade, na verdade, os dois são quase idênticos. O filme só cometeu uma pequena falha (e que para mim, foi quase imperdoável): a melhor parte do livro foi retratado de maneira ridícula no filme. Quase morri de raiva quando eu vi isso. Mas, enfim. A história é muito boa e eu recomendo tanto o livro quanto o filme.

Stardust


Stardust (O Mistério da Estrela) é um caso interessante. O livro tem todas as características malucas de Neil Gaiman, inclusive a história supreendente. O filme apenas retratou a história, optando por esquecer as características. O resultado foi um filme magnífico, com muita ação e aventura, sem falar no romance. A história foi adaptada de modo que o livro tivesse características boas para serem lidas, e o filme, boas para serem vistas.

Crepúsculo


Óbvio que eu não poderia deixar de falar de Crepúsculo. Já comentei que eu me apaixonei pelo livro, mas já o filme... Ok, até eu preciso concordar que o filme acertou a trave. Os diálogos foram fracos e a interpretação dos atores não foi lá essas coisas. Deve ser por isso que começou aquela moda anti-crepúsculo que eu já comentei.
Mas o filme foi importante para potencializar o sucesso do livro e abrir caminhos para o segundo filme, Lua Nova.

Lua Nova


Ao contrário do primeiro filme, Lua Nova arrasou, na minha modestíssima opinião. A interação entre Robert Pattison e a Kristen melhorou muito e isso foi refletido na qualidade do filme. Além disso, o livro enrola muito. Quer dizer, a leitura fica cansativa e pouco proveitosa. O filme soube retratar as maravilhas do livro sem a enrolação, o que ficou muito legal.

Eclipse


Agora eu tenho que falar com muito cuidado, pois eu corro riscos de apanhar de uma amiga.
Sendo bem sincera, depois que eu assisti a Lua Nova, o meu conceito sobre Eclipse caiu muito. Então, eu fiquei bastante feliz e comovida quando eu vi o filme. O terceiro filme foi tão bom quanto o segundo. É claro que minha opinião, nesse caso, não vale muito bom. Afinal, eu nem gostei tanto assim do livro, o que influencia na minha opinião sobre o filme.

2 comentários:

  1. Você iria mesmo apanhar se criticasse eclipse( que na minha opinião é o melhor filme da saga), adorei os comentários sobre o diário da princesa, acho que valeria a pena se você fizesse uma postagem só para essa série, outra resenha que seria legal é sobre o livro Jogo da velha que eu sei que é um dos seus favoritos, ah e mais uma coisa, acho que vc podia comentar dos livros do Pas também
    Seu blog está muito bom!!!
    estou ficando viciada nele
    um beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hi, Raianne,
    Loved your blog. Your posts are very good, too. You write in a simple, but captivating way.
    What about some posts in English?
    Congratulations!

    ResponderExcluir