"Ler um livro é como se apaixonar: você entrega seu coração. Às vezes você é correspondido, outras vezes não" - Hi_LC




Paixão do dia: Dom Casmurro - Machado de Assis


terça-feira, 12 de abril de 2011

As Heranças de Crepúsculos - Parte II - Os Vampiros que vieram depois

Antes que alguém me acuse de ser radical, eu quero dizer que eu sou muito sensível quando o assunto é Crepúsculo. Quer dizer, eu sei que muitas pessoas não gostaram dos livros, nem dos filmes, mas as pessoas têm que, ao menos, respeitar o sucesso que Crepúsculo fez e continua fazendo. A fama de Crepúsculo é evidente e negá-la e negar um movimento muito importante que está acontecendo na literatura mundial.

As influências ultrapassam as livrarias



Voltando para o assunto de hoje. 

A Saga Crepúsculo influenciou até os livros que foram lançados depois. E como muitos dos livros mais famosos das livrarias brasileiras são traduzidos (depois eu comento), fica muito mais fácil perceber os lançamentos. É como se as editoras escolhessem traduzir principalmente os livros com temas vampirescos, pois o lucro é mais garantido.

Será mesmo?

Lançar um livro com tema vampiresco tem uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que, as livrarias, se aproveitando da moda Crepúsculo, vão colocar os livros em destaque. Os fãs de Crepúsculo vão comprá-los facilmente. A desvantagem é que aqueles leitores preconceituosos vão passar reto por qualquer livro que envolva personagens com dentes afiados. É uma faca de dois gumes. Há também as pessoas que não se interessaram por Crepúsculo por algum motivo, mas estas vão analisar os livros de vampiros sem interesse (ou desinteresse) especial. O que é até bom.

O que eu observo é que, ao contrário da opinião de boa parte dos leitores preconceituosos, os livros vampirescos não são cópia de Crepúsculo. Muitos só tem o tema em comum, sendo que muitas características dos vampiros são diferentes. Então, aquela história de que "Nada se cria, tudo se copia" não tem muito fundamento nesse caso.

Segue uma lista de livros que tiveram seu lançamento (pelo menos no Brasil) ajudado pela fama de Crepúsculo.

Morada da Noite

Morada da Noite é o nome da série que se inicia com Marcada e conta as aventuras de Zoey Redbird. Eu poderia fazer um tópico inteiro só sobre essa série, mas eu vou deixar para mais tarde. Por enquanto, acreditem quando eu digo que essa série é uma das minhas favoritas.
Devo confessar que os editores cometeram uma falta no primeiro livro. A contra-capa é uma versão rosa-shoking da contra-capa de Crepúsculo e isso gera uma comparação desnecessária. Os editores logo corrigiram o erro e a contra-capa do segundo livro foi diferente.

Academia de Vampiros

Uma série muito boa influenciada pela Saga Crepúsculo. Na verdade, quando conheci o primeiro livro, foi através de um e-mail que atrelava a série diretamente a Crepúsculo. Não me lembro como vinha o e-mail, mas eu acho que era algo mais ou menos assim: "Depois de Crepúsculo, se prepare para o Beijo das Sombras". Ou por aí.
Devo ressaltar que não há qualquer semelhança entre esta série e Crepúsculo, além de, obviamente, o tema. Cada livro da série é mais empolgante que o outro e me dá água na boca só de pensar no quarto volume.

Os Diários do Vampiro

Essa série é especial... *-*. Eu poderia passar a vida falando de como L.J. Smith soube escrever e relacionar os livros da série, mas eu tenho que voltar para Crepúsculo... Enfim, um dia, talvez, eu volto a falar de DV.
Os Diários do Vampiro talvez seja a série mais parecida com Crepúsculo. Na verdade, quando eu digo parecida, eu quero dizer que algumas cenas são praticamente idênticas. L.J. Smith copiou Stephenie Meyer? Improvável. O primeiro livro da série foi lançado em 1991, beeeeeeeeeeeem antes de Crepúsculo. O mais provável é que tenha sido o contrário. Mas não há provas.

Vampiros em Nova York

Na verdade, eu não sei dizer se essa série foi lançada antes ou depois de Crepúsculo. O mais provável que tenha sido antes. De fato, apenas o nome da série lembra Crepúsculo, pois a ideia de Scott Westerfeld é bem diferente.
Por que eu colequei ele? Embora eu não tenha gostado muito dessa série específica, Scott Westerfeld escreveu FEIOS, um dos melhores livros que eu já li.
É, eu sei, eu sou parcial.

Os Imortais

A série Os Imortais, apesar de não terem o mesmo tema de Crepúsculo, foi bastante influenciada pelo sucesso de Crepúsculo. Inclusive, quando você começa a ler o livro, você é induzido a pensar que eles são vampiros. Não são.
Oops! Não podia contar o final do livro. :D

Noite Eterna

Noite Eterna é uma série curiosa. Talvez, de todos os livros que eu já falei, ela é a que mais se paresse com Crepúsculo, no quesito "Como os vampiros são". No entanto, quando uma pessoa que já leu livros demais sobre vampiros (Eu!Eu!Eu!) vai ler esse livro, a cabeça está tão viciada que cai fácil na armadilha da autora. O que deixa Noite Eterna especial não é a história em si; mas o jeito como ela é narrada.

A Caçadora

Esta série ficou para o final de propósito. Esta é a primeira série que eu li que traz o tema Vampiros de forma cômica. (Não, eu não li Opúsculo). O que me deixa feliz nesse livro é a forma respeitosa como Vivianne Fair tratou os vampiros. Ela não quis fazer uma sátira de como o livro de Stephanie Meyer apresenta falhas; ela só quis fazer a história dela sobre vampiros de um modo engraçado.
Eu sou bastante chata com relação a isso; não gosto de ler livros ou filmes que ofendam uns aos outros. (Não vi Os Vampiros que se mordam. E nem pretendo).

Obs.: Esses não são os únicos livros que falam de Vampiros. Estes são apenas uma parte. Muitos livros sobre vampiros continuam sendo lançados.

Hi_LC


Nenhum comentário:

Postar um comentário