"Ler um livro é como se apaixonar: você entrega seu coração. Às vezes você é correspondido, outras vezes não" - Hi_LC




Paixão do dia: Dom Casmurro - Machado de Assis


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Morada da Noite - P.C. Cast & Kristen Cast

Eu já andei falando sobre Morada da Noite naquela minha postagem sobre os livros que vieram depois de Crepúsculo, não?
Pois é, mas eu sinceramente acho que Morada da Noite merece muito mais do que três linhas em um comentário superficial.

Como eu disse sobre Morada da Noite na minha postagem "As Heranças de Crepúsculo - Parte II - Os Vampiros que vieram depois":

Devo confessar que os editores cometeram uma falta no primeiro livro. A contra-capa é uma versão rosa-shoking da contra-capa de Crepúsculo e isso gera uma comparação desnecessária. Os editores logo corrigiram o erro e a contra-capa do segundo livro foi diferente.

Essa comparação direta com Crepúsculo (a que eu me referi logo acima) gerou uma relação muito grande com esta grande saga, o que tem seus lados positivos e negativos. O lado negativo é que muitas pessoas (estúpidas, devo dizer) acharam que Morada da Noite era cópia de Crepúsculo. Não é verdade.
As autoras: P.C. Cast e sua filha Kristen

Primeiramente, o foco de Crepúsculo é o amor entre Edward (um vampiro) e Bella (uma humana). Não tem nada disso em Morada da Noite. Na verdade, você até pode pensar em uma relação entre Zoey e Heath, ou mesmo pensando na Zoey e seus três namorados... mas não é nada muito forte. O foco de Morada da Noite é a amizade entre Zoey, Damen, Stevie Rae, Erin e Shaunee. Você nota um vínculo muito forte, do tipo Amigos-para-todas-as-horas. É muito bonito de se ler.

Além disso, os vampiros de Crepúsculo e de Morada da Noite têm jeitos diferentes de serem transformados em vampiros. Enquanto naquele o jeito é mais clássico - por meio de mordidas sem sugar o sangue inteiro -, neste a transformação acontece por meio de mutações genéticas durante a adolescência. Aí o novato ganha um marca incompleta de safira.

Outra coisa legal em Morada da Noite é o rumo que a história toma. Quer dizer, no primeiro livro - Marcada -, a Zoey chega na escola nova e encontra aqueles personagens clássicos: a novata malvada que fica aprontando para cima dela, o novato gostosão que se encanta por ela, a veterana boazinha que é como uma guia... Tudo muito comum. Mas, com o decorrer da série, esses "mitos" vão sendo quebrados um a um. É muito interessante comparar o primeiro livro da série com o sétimo. As histórias são muito diferentes. É quase inacreditável ver como as coisas começaram e como elas estão.


Os oito livros. Já há edições em português do sétimo livro, Queimada

No sexto livro a história dá uma guinada muito boa. A partir desse livro há mais preocupação com romances e amores impossíveis. O foco narrativo sai um pouco da Zoey e vai para a Neferet, a Aphrodite, Kalona e, principalmente, a Stevie Rae.

Bem, toda essa postagem foi para dizer que eu ESTOU LOUCA PARA LANÇAR O OITAVO LIVRO!!!
*esperando desesperadamente por Despertada*

Merry meet...

Um comentário:

  1. Suas resenhas estão melhorando a cada post, continue assim
    ps: vc podia fazer uma resenha da serie instrumentos mortais??? Eu acho esses livros muito bons queria saber a sua opinião......
    Fiquei sabendo até que ele vão ser transformados em filme....
    Team Jace FOREVER

    ResponderExcluir